Uma das estrelas do Salão de Paris, o novo Volkswagen Tayron é a mais recente aposta da marca alemã no muito concorrido segmento dos SUV.
Posicionado acima do Tiguan, ocupa o lugar do antigo Tiguan Allspace, assumindo o papel de proposta mais familiar da gama SUV da Volkswagen.
Com a possibilidade de contar com três filas de bancos e sete lugares, o Tayron apresenta-se com 4,77 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de distância entre eixos.
Visualmente as semelhanças com o Tiguan são evidentes, tanto no exterior como no interior, onde se destacam o painel de instrumentos totalmente digital com um ecrã de 10,25” e o ecrã central de 12,9”. Estes ecrãs podem ainda ser maiores, com 15’’ cada, caso se opte pela versão mais equipada, que conta também com um head-up display.
Ainda a bordo do Volkswagen Tayron, os sete lugares são um dos principais destaques. Porém, estes não estão disponíveis nas versões híbridas plug-in. Na versão de cinco lugares a bagageira oferece uns impressionantes 885 litros de capacidade.
Quanto às motorizações, a gama do Tayron conta com opções a gasolina, Diesel e, como seria de esperar, híbridas plug-in.
Começando pelas versões eletrificadas, estas combinam um motor a gasolina (1.5 TSI) com um elétrico. A potência máxima combinada varia entre os 204 cv e os 272 cv e a autonomia 100% elétrica pode superar os 100 km.
Isto é conseguido graças a uma bateria de 19,7 kWh, que poderá ser carregada em corrente alternada (AC), até 11 kW, ou em corrente contínua (DC), até 50 kW.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A gama de motorizações fica completa com o 1.5 eTSI a gasolina de 150 cv, que permite desligar dois cilindros quando não são precisos e tem um sistema mild-hybrid de 48 V e, claro está, com o “eterno” 2.0 TDI.
No Tayron este apresenta-se em dois níveis de potência: 150 cv e tração dianteira ou 193 cv e tração integral. Ambos recorrem à caixa de velocidades DSG de dupla embraiagem com sete relações.
Com chegada ao mercado prevista para 2025, o novo Volkswagen Tayron ainda não tem preços.