Apresentado ao mundo em 2010 o ASX já vendeu na Europa mais de 400 000 unidades e agora apresentou uma nova geração. Continua a ser um SUV compacto idêntico ao Renault Captur, modelo com quem partilha a plataforma CMF-B, e tal como este é fabricado em Espanha na fábrica da Renault em Valladolid.
Relativamente ao design este é uma cópia quase perfeita do Renault Captur sendo que a maior diferença é mesmo na grelha da frente com o “Dyanamic Shield” de linhas japonesas onde está presente o icónico símbolo da marca com os três diamantes. De lado e na traseira o desenho é o mesmo do “irmão” francês com pequenas diferenças praticamente impercetíveis.
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A nova geração do ASX possui várias opções relativamente ao motor. Para a Europa o topo de gama fica reservado ao híbrido plug-in (PHEV) com um bloco de 1.6 litros a gasolina e dois motores elétricos, um que funciona como alternador e outro para ajudar o motor a combustão, que em conjunto produzem 160 cavalos. A bateria deste híbrido é de 10,5 kWh e as emissões de CO2 atingem um máximo de 31 g/km.
Para entrada de gama está disponível uma versão a combustão que utiliza um bloco de três cilindros turbo a gasolina com 1.0 litros de 91 cavalos. Este vem equipado com uma caixa de velocidades manual de seis relações enquanto as versões eletrificadas recorrem a uma caixa de dupla embraiagem automática de sete velocidades.
Também novidade é a versão HEV (Hybrid Eletric Vehicle), um 100% elétrico que não possui cabos de carregamento, contrário ao modelo plug-in. Aqui o motor de 1.6 litros a gasolina funciona também com duas unidades elétricas e é alimentado por uma bateria de 1.3kWh. Esta versão oferece 145 cavalos de potência e as emissões de CO2 rondam as 107 e as 113 g/km.
Os preços da nova geração do Mitsubishi ASX para o mercado nacional ainda não foram divulgados visto que o modelo só chega a Portugal em março de 2023.