Novos sistemas híbridos para importantes modelos da Renault, já pretendem agitar o mercado, com a divulgação de preços e respetivas encomendas. Motorizações eficientes em consumo e performances, com tecnologia que foi desenvolvida na Fórmula 1, são as novas propostas que vão chegar ao mercado.
O Renault Clio E-Tech Híbrido 140, será comercializado, em Portugal, exatamente ao mesmo preço das versões equipadas com o motor diesel Blue dCi 115 equivalentes. A versão de entrada de gama, estará disponível por um preço de 23.200€, já integrando equipamentos como o sistema Easy Link e o ecrã TFT (ambos de 7 polegadas), bem como o volante multifunções. R.S. Line, Exclusive, SL e Initiale Paris são os restantes níveis de equipamento com que estará disponível o novo Clio E-Tech Híbrido. Equipado com um motor de nova geração a gasolina de 1.598cc de cilindrada, associado a dois motores elétricos, um de tipo HSG (High-Voltage Starter Generator), e a uma inovadora caixa de velocidades multimodo sem embraiagem, o Renault Clio E-Tech Híbrido debita 140 cavalos de potência, assumindo-se como a versão mais potente do modelo. A travagem regenerativa, combinada com a elevada capacidade de auto recarregamento das baterias de 1,2 kWh (230V) e com o rendimento do sistema E-Tech, permitem que, até 80% do tempo de circulação em meio urbano, seja realizado em modo 100% elétrico, com um ganho nos consumos na ordem dos 30% face ao de um motor térmico. Isto em ciclo urbano e sem necessidade de adaptação da forma de condução. Ou seja, para uma quilometragem anual de 15.000 quilómetros, a poupança em combustível, em relação à versão TCe 130, será na ordem dos 25€/mês. Em modo totalmente elétrico, o Novo Clio pode circular até aos 70-75 km/h.
O Renault Captur E-Tech Híbrido Plug-In 160 é o primeiro crossover híbrido plug-in do segmento B e quando, em setembro, chegar à rede de concessionários, estará disponível por 33.590€ (versão Exclusive) e 36.590€ (Initiale Paris). Valores que, em relação às versões a gasolina ou a diesel, facilmente são rentabilizados pelos imbatíveis custos de utilização. Na realidade, por exemplo, em relação à versão a gasolina de potência equivalente, reivindica consumos inferiores em cerca de 75%. Ou seja, com um consumo, em ciclo misto de apenas 1,5l/100km e contabilizados também os custos de eletricidade, cada 100 quilómetros percorridos terá um custo na ordem dos 2,5€, contra os 10€/100km de uma versão a gasolina ou os 7€ de um diesel. Em suma, numa quilometragem anual de 15.000 quilómetros, o custo em combustível e eletricidade rondará apenas os 375€/ano, contra os 1.500€ de um motor a gasolina, e os 1.050€ de um diesel. O Captur E-Tech Híbrido Plug-In debita 158 cavalos de potência, graças aos 91 cavalos do motor a gasolina de 1.598cc de cilindrada e aos 67 cavalos (49 kW) do motor elétrico de tração, que surge associado a uma bateria de 10.4 kWh (345V). O segundo motor elétrico mais não é do que um alternador gerador de alta-voltagem (HSG) para os arranques e alimentação em modo elétrico. Esta nova versão, também a mais potente da gama, permite percorrer até 50 quilómetros em modo 100% elétrico, a uma velocidade máxima de 135 km/h em ciclo misto (WLTP) e 65 quilómetros em ciclo urbano (WLTP City). Todos os arranques são efetuados em modo 100% elétrico. A exemplo do Clio E-Tech Híbrido 140, o Captur E-Tech Híbrido Plug-In 160 é equipado com uma inovadora caixa de velocidades multimodo sem embraiagem.