A Hookie Tradigrade é uma criação de Andrew Fabishevskiy e tudo começou quando o designer russo se viu envolvido em conversas sobre a Missão Artemis, projetada pela NASA para levar novamente o homem à Lua em 2024. O tema trouxe à mente de Fabishevskiy os primeiros Lunar Roving Vehicles utilizados nas Apollo 15, 16 e 17, a sua fonte de inspiração para conceber uma moto especialmente destinada a astronautas na sua deslocação pela superfície lunar.
“O tema principal do design desta moto é fazer um objeto com elementos de estilo mínimos. Suspensão elétrica e motores elétricos nas rodas. Eu queria fazer um objeto visualmente leve, porque a leveza é caraterística de máquinas projetadas para o espaço, bem como a combinação de matérias que usei; muitos materiais brancos e reflexivos”, explicou Andrew Fabishevskiy.
E foi assim que nasceu o conceito para a primeira moto de andar na Lua composta por uma estrutura em forma de treliça tubular que sustenta a bateria e os componentes do motor elétrico. Uma almofada rodeada de correias parece ser o assento, a favorecer o funcionamento do sistema de suspensão. As duas rodas off-road são alimentadas por motores elétricos, que em conjunto dão à Tardigrade a capacidade de atingir os 15 km/h de velocidade máxima com as suas baterias a fornecerem uma autonomia de 110 km.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O desenvolvimento deste projeto foi pensado ao pormenor para que as peças que compõem esta moto sejam resistentes, leves e fáceis de substituir. Ao todo, a moto lunar não deve exceder os 134 kg. Se foi a mente deste designer que imaginou o conceito, ele não esteve sozinho já que foi necessária a intervenção de uma vasta equipa de especialistas de diversas competências e nacionalidades para que o projeto venha a ser um êxito. Fabishevskiy já iniciou contactos com uma empresa alemã especializada no design de motos, que levar esta ideia por diante.