Foi há 100 anos que a divisão de motas da BMW iniciou a sua produção e agora para celebrar a data, a marca bávara encomendou um modelo especial a Dirk Oehlerking, da Kingston Customs. Denominada R18 The Crown, esta mota comemorativa resultou do talento do conhecido personalizador que trabalhou a sua elegância e performance combinando com um visual inovador. Uma criação que exigiu várias modificações como o desaparecimento dos garfos dianteiros a darem lugar a um braço oscilante de dupla face com um suporte de suspensão central.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O depósito de combustível de oito litros e o corpo externo foram concebidos em chapa de alumínio de dois milímetros de espessura. Cada painel foi cortado, dobrado e moldado à mão para criar uma forma minimalista e o assento de alumínio foi estofado em couro.
Já os tubos de escape em aço inoxidável também foram feitos à mão, mas vários elementos da BMW estão presentes na conceção deste modelo. O motor boxer é original, como a suspensão traseira, o farol e vários instrumentos, aparelhagem e apoio para os pés também transitaram da moto original. Para o toque final, Dirk Oehlerking optou por uma pintura Champagne Platinum com detalhes em madrepérola, com destaque para os logotipos da BMW e a coroa da empresa transformadora.