A renovada 411 junta o estilo scrambler à plataforma de motas de aventura. É alimentada por um motor de monocilíndrico de 411cc, arrefecido a ar, montado num novo chassis Harris Performance. A posição de condução foi melhorada e tornou-se bastante confortável, uma combinação entre agilidade e potencia.
O Director Executivo da marca, Siddhartha Lal, afirmou que o objetivo do novo modelo é libertar o condutor de toda a agitação urbana "Com o nosso mundo a tornar-se cada vez mais rápido, a vida no contexto urbano tornou-se mais ou menos na agitação dos dias de semana e na fuga de fim-de-semana, e em tudo o que está entre eles".
Com bastante tecnologia a 411 conta com injeção eletrónica de combustível, e bastante força em baixas rotações. A suspensão de longo curso e a generosa distância ao solo tornam a mota bastante confortável e as rodas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira traseiras, tornam-na bastante estável. Os travões de disco único à frente e atrás estão equipados com ABS de duplo canal.
Os elementos de estilo Scrambler estão presentes em vários elementos como a placa em alumínio que protege o motor, o farol redondo, e o guiador de estilo motocross plano. A informação essencial é fornecida por um velocímetro analógico acompanhado de um visor digital multifunções.
A Royal Enfield Scram 411 pretende ser vendida em todo o mundo, só ainda não se sabe quando irá chegar a Portgual. Todas as opções e extras, bem como preços e cores serão anunciados nos próximos meses.