O Automóvel Club de Portugal lançou a esta segunda-feira uma campanha de segurança rodoviária dedicada às distrações ao volante. Vários estudos revelam que as probabilidades de acidente aumentam até quatro vezes quando se utiliza o smartphone ao mesmo tempo que conduz.
A Campanha de Segurança Rodoviária, em parceria com a Federação Internacional do Automóvel, do qual o ACP é membro fundador, apela à reflexão sobre a distração dos telemóveis durante a condução. Embora muitos condutores utilizem o telemóvel para fins de navegação, esta deve ser configurada antes de o condutor ligar o motor. As notificações dos smartphones também podem ser uma fonte de distração. Ao ativar o modo "não incomodar" antes de conduzir, o número de notificações que aparecem nos smartphones pode ser reduzido.
A condução com distrações pode levar a acidentes mortais, a maioria dos quais evitáveis. O ACP apela aos condutores para que esperem até chegar ao seu destino em segurança para enviar mensagens de texto, telefonar ou enviar mensagens de correio eletrónico. Esta campanha abrange 33 países da Europa, Médio Oriente e África e foi traduzida para 26 línguas.