Estreado pelo Fiat Regata no longínquo ano de 1982, só na última década é que o sistema start-stop se tornou presença assídua nos automóveis.
O objetivo deste sistema é simples: ajudar a reduzir os consumos e emissões em meio urbano. Sempre que o automóvel está parado com o motor a trabalhar consome-se combustível sem que este se traduza em movimento.
Apesar de estar praticamente democratizado nos automóveis modernos, este sistema continua a suscitar algumas dúvidas às quais respondemos neste episódio.
A primeira de todas é simples e, provavelmente, a que mais assola os condutores: será que o ligar e desligar frequente do motor pode ser prejudicial para a mecânica?
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Outra diz respeito à real eficácia deste sistema. Se é um facto que o start-stop é eficaz na redução de emissões (afinal de contas desliga o motor), será que se traduz numa redução real dos consumos?
Por fim, o Diretor dos Serviços Técnicos do ACP, Bruno Gomes, explica ainda se este sistema pode ser desligado e se devemos o devemos fazer.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas