A eurodeputada Lídia Pereira, candidata às Europeias pelas listas da AD, é a convidade desta edição do ACP Podcast. O tema é o futuro da mobilidade, numa altura em que a Europa enfrenta uma série de desafios estruturais, que tanto passam pela invasão da Ucrânia como pelas alterações climáticas, a que se soma a questão da emigração.
Lídia Pereira recorda que a livre circulação é um dos direitos fundamentais da constituição da União Europeia e um direito básico de todos os cidadãos da UE e que ninguém pode ficar privado da sua mobilidade, apelando a um reforço das redes de transporte.
Mas esta economista de 32 anos, que está no Parlamento europeu desde 2019, recorda que a transição energética não pode ser vista nos seus extremos, isto é, "nem partilho das visões mais extremistas para reduzir as emissões, como também não partilho das visões negacionistas das alterações climáticas". A eurodeputada considera que a transição energética, nomeadamente o fim dos motores a combustão, “não pode deixar ninguém para trás”.
Sobre a segurança rodoviária, uma questão cada vez mais premente numa altura em que os fabricantes de automóveis estão obrigados a eletrificar os seus modelos e que o cidadão médio ainda não dispõe de poder de compra para aceder aos elétricos, apr de uma rede de carregamentos ainda incompleta, Lídia Pereira recordou os desafios ambiciosos traçados pela União Europeia, mas que devem ter em conta as desigualdades regionais e das populações.
Lídia Pereira é vice-presidente do Grupo do Partido Popular Europeu, a maior família política do Parlamento Europeu e lidera a delegação do PSD naquele parlamento. Tem assento nas Comissões de Assuntos Económicos e Monetários, e de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar e nas Delegações para as Relações com a República Popular da China e com os Estados Unidos. É membro permanente da Subcomissão dos Assuntos Fiscais, sendo coordenadora do grupo do PPE.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas