Um veículo elétrico tem uma constituição mais simples do que um automóvel a combustão. Pode incluir entre 800 e 1.000 peças a menos. Isto representa, à partida, uma necessidade de manutenção inferior. O próprio motor contém menos componentes, não possui tantos filtros, nem apresenta a necessidade de substituição, por exemplo, das correias de distribuição. Sendo assim, quais são as peças com maior desgaste num carro elétrico?
Principais peças de um veículo elétrico
Importa perceber quais são as peças essenciais de uma viatura elétrica. Além do motor elétrico e das baterias, que no caso dos automóveis 100% elétricos garantem zero emissões, existem outras peças importantes:
Pack de baterias de tração
Armazena a eletricidade a usar pelo motor elétrico
Motor elétrico
Recebe energia das baterias e permite mover o carro
Transmissor
Transfere a potência do motor elétrico, acionando as rodas
Sistema de refrigeração
Mantém uma temperatura adequada no motor e restantes componentes
Porta de carregamento
Permite o carregamento através da ligação a uma tomada elétrica
Bateria auxiliar
Fornece a eletricidade para alimentar os acessórios do veículo
Conversor DC-DC
Converte a eletricidade do pack de baterias de alta para baixa voltagem
Carregador interno
Recebe a energia AC da tomada e converte-a em DC, para carregar baterias
Controlador
Gere o fluxo de energia elétrica da bateria de tração, controlando a velocidade do motor
Inversor
Controla o sentido de rotação da máquina elétrica, que pode funcionar como motor ou gerador
Peças com maior desgaste num carro elétrico a que deve estar atento
Além das típicas tarefas rotineiras, que passam pela verificação do ar dos pneus, do nível do líquido do para-brisas ou por trocar as escovas limpa para-brisas, por exemplo, há componentes de um veículo elétrico que carecem de atenção redobrada:
- Sistema de refrigeração
A necessidade de manter diversos componentes a uma temperatura adequada e evitar o sobreaquecimento, torna o sistema de refrigeração uma das peças com maior desgaste num carro elétrico. Com efeito, pode ser necessário limpar ou recarregar este sistema periodicamente. A periodicidade da manutenção do carro elétrico surge, por regra, especificada no seu manual.
- Travões
O sistema de travagem também se destaca nas peças com maior desgaste num carro elétrico. Comparativamente com um veículo a combustão, um automóvel 100% elétrico apresenta a vantagem de não precisar de mudar, com tanta frequência, as pastilhas dos travões. Em média, as pastilhas dos travões de uma viatura a combustão substituem-se a cada 10 mil quilómetros. Num veículo elétrico, podem ter uma vida útil até 25 mil quilómetros.
Isto ocorre devido ao mecanismo de travagem regenerativa que converte a inércia em eletricidade. Por conseguinte, a resistência criada permite a diminuição da velocidade assim que se retira o pé do acelerador. Desse modo, a utilização dos travões tende a ser necessária apenas em situações de paragem repentina ou de urgência.
Importa ainda estar atento ao líquido dos travões, limpando e avaliando a necessidade de substituição, com a devida regularidade.
- Pneus
Para perceber a deterioração a que estão sujeitos os pneus nos carros elétricos, basta lembrar que os convencionais sofreriam um maior desgaste num veículo elétrico. Diversos motivos contribuem para isso, como o peso da viatura. Além disso, assim que é pressionado o acelerador, 100% da potência é disponibilizada de imediato, incrementando a tensão sobre os pneus.
Apesar da forte aderência, da resistência redobrada e da rigidez lateral, a verdade é que os pneus específicos para automóveis elétricos integram o conjunto das peças com maior desgaste num carro elétrico.
- Bateria
Embora apresentem uma duração média de vida entre 15 e 20 anos, as baterias incluem-se entre as peças com maior desgaste num carro elétrico. Comparáveis às baterias dos telemóveis ou dos computadores portáteis, são responsáveis por armazenar a eletricidade que o motor utiliza para movimentar o veículo. No caso dos automóveis 100% elétricos, são a única fonte de energia.
Assim, percebe-se que a degradação da bateria é um processo natural, refletindo-se na quantidade de energia que esta consegue armazenar ou fornecer. Não obstante, a durabilidade da bateria de um carro elétrico depende de inúmeros fatores: das condições climatéricas extremadas até ao tipo de carregamentos mais utilizados. Como tal, há um conjunto de cuidados a ter com carros elétricos, para prolongar a vida da bateria.
Neste e noutros casos, revela-se crucial estar atento às recomendações da marca e respeitar as indicações periódicas de manutenção.
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