O Salão do Automóvel de Tóquio sofreu algumas alterações, entre elas o novo nome, Salão da Mobilidade do Japão, de forma a poder integrar todo o tipo de meios de transporte. Uma medida fundamental uma vez que cada vez mais a mobilidade é composta por meios alternativos como por exemplo todas as variantes existentes de bicicletas elétricas e derivados.
Este evento que se realiza a cada dois anos serve como plataforma de divulgação de novos modelos e ideias sobre o futuro dos automóveis. É organizado pela Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão, mas para além das marcas japonesas este ano contou com a participação da BMW, Mercedes-Benz e BYD.
1 - A BMW apresentou vários modelos, entre eles o iX2 xDrive30, uma versão elétrica do X2 que garante uma autonomia de 426km e uma aceleração dos 0 aos 100km/h de 5,6 segundos. Para a combustão também existem novidades, a versão desportiva M35i xDrive e também o prolongamento de versões diesel. Este SUV renovado só chega ao mercado em 2024.
2 - De Stuttgart também chegou um ícone renovado, o Mercedes EQG que em termos práticos resulta no Classe G 100% elétrico. Trata-se de um protótipo muito aproximado da versão final e conquistou o público por causa do seu visual ousado. As linhas respeitam o modelo original e a atual geração, no entanto exibe mais LEDs e uma grelha na frente com pontos azuis alusivos aos modelos elétricos da marca. A versão de estrada do Mercedes-Benz EQG vai ser apresentada no próximo ano.
3 – A BYD também teve um grande destaque depois de apresentar o U8. A marca chinesa apresentou um SUV de grandes dimensões, imponente, totalmente elétrico com particularidades muito especiais como rodar sobre si próprio, fazendo 360 graus, como um tanque militar.
4 – A inaugurar as marcas japonesas surge o tão esperado protótipo do novo Mazda MX-5, apresentado ao lado do Mazda MX-5 original de 1989. De forma a mostrar as capacidades da marca japonesa e assume foi apresentado Iconic SP o novo protótipo foi apresentado e lembra o passado da marca inspirando-se no RX7 ou o RX8.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
5 – A maior fabricante de automóveis no Japão também apresentou modelos eletrificados. O Toyota FT-3e e o FT-Se foram o grande destaque. Segundo o lema “Vamos mudar o futuro dos automóveis encontre o seu futuro” a marca estreou ainda o protótipo de uma pick-up funcional que pode assumir várias configurações graças a uma plataforma longa que mede mais de cinco metros.
6 – A Nissan recheou o salão com uma enorme lista de protótipos elétricos. Os “Hyper” são a nova linha de modelos entusiasmantes da marca japonesa que se podem tornar automóveis de estrada. Na vertente desportiva apresentaram o Force, as linhas lembram o antigo GT-R mas com uma plataforma elétrica com cerca de 1350 cavalos. O Hyper Adventure foi outra das novidades, um protótipo utilitário aventureiro para quem pretende elaborar planos ao ar livre. O Nissan Hyper Tourer esteve em exposição, um monovolume elétrico que pretende promover o convívio durante as viagens e recriar uma sala de estar moderna.
7 – A Honda apresentou o protótipo do Prelude, um dos modelos mais esperados da marca. O coupé desportivo promete um design fiel ao modelo original, mas recebe uma motorização híbrida, respeitando os parâmetros atuais. Segundo declarações da marca o objetivo passa por produzir um modelo desportivo focado para quem gosta de conduzir.
8 - Sendo a mobilidade o principal foco deste salão a Daihatsu apresentou um automóvel de pequenas dimensões pensado para as cidades modernas. Ligeiramente maior que o famoso quadriciclo da Citroen, Ami, o Daihatsu Me:MO é, segundo a marca, o compromisso ideal para grande parte das pessoas que se deslocam nas grandes capitais.
9 – A Suzuki aproveitou a ocasião para entre outros modelos apresentar o que será o novo Swift. O protótipo do que será a próxima geração do pequeno utilitário já está próxima da proposta final e mantém o design conhecido do modelo.
10 - Apesar de não ter representação em Portugal a Subaru também revelou um protótipo 100% desportivo. O destaque vai para o visual futurista e o desenho coupé com apenas duas portas e dois lugares. A marca japonesa promete ser um modelo capaz de entregar prazer de condução e tração em qualquer tipo de terreno.