Era ainda de madrugada quando partimos a bordo de um carro descaracterizado da GNR. O objetivo era simples: acompanhar uma ação de fiscalização desta força de segurança.
A ação que acompanhámos visava detetar manobras perigosas, o uso indevido do telemóvel e ainda a circulação em excesso de velocidade, algumas das principais causas de sinistralidade nas estradas portuguesas.
Como seria de esperar, não faltaram exemplos destas contraordenações ao longo das cerca de cinco horas que passámos na companhia da patrulha da GNR.
Outra contraordenação dominante ao longo da ação de fiscalização que acompanhámos foi o uso indevido da via central, uma contraordenação muito grave.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Entre os conselhos deixados pela GNR para reduzir o risco de acidente estão a utilização correta dos cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças, a planificação das viagens e a verificação do estado geral do veículos.
Recorde-se que nesta época festiva a a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária está a promover uma campanha de campanha de segurança rodoviária sob o mote "O Melhor Presente é Estar Presente”. A campanha conta vários parceiros, entre os quais o Automóvel Club de Portugal.