40% dos ligeiros comerciais com nota excelente na segurança

| Revista ACP

Nova ronda de testes do Euro NCAP centrou-se num segmento que percorre mais km e transporta carga mais pesada 

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As últimas classificações do Euro NCAP para carrinhas comerciais publicadas esta quarta-feira mostram uma melhoria significativa no desempenho dos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) disponíveis nos furgões comerciais.

Sete veículos (40% dos veículos testados) receberam a classificação Platinum para ligeiros comerciais do Euro NCAP e tiveram um desempenho substancialmente melhor do que o Regulamento Geral de Segurança da UE (GSR2), que entrou em vigor em 1 de julho de 2024. Os veículos são os seguintes: Ford Transit Connect, Ford Transit Courier, Maxus eDELIVER 5, Mercedes-Benz Vito, Nissan Interstar, Renault Master e o VW Caddy Cargo.

O Mercedes-Benz Vito e o Ford Transit Courier obtiveram resultados particularmente bons, refletindo a instalação de algumas das tecnologias mais recentes que são comuns nos automóveis de passageiros. O Euro NCAP há muito que defende a paridade da instalação e do desempenho entre as tecnologias ADAS (ajudas ao condutor) instaladas nos automóveis de passageiros e nas carrinhas comerciais.

No total, foram testados 17 veículos nesta ronda, tendo todos, exceto um, recebido a classificação de Platina ou Ouro.

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Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel Van Ratingen, "assistimos a uma melhoria significativa na disponibilidade do ADAS (ajudas ao condutor), à medida que os fabricantes cumprem a nova legislação. No entanto, as classificações do Euro NCAP para carrinhas comerciais foram concebidas para aumentar a eficácia e o desempenho para além do que é exigido pelo GSR2". Para aquele responsável, "verifica-se que os fabricantes de veículos estão a responder aos requisitos mais rigorosos do Euro NCAP e a ultrapassar as normas GSR2 Estes são os veículos que superam de forma mais significativa os regulamentos GSR2 e oferecem às frotas comerciais opções mais seguras que previnem ou atenuam a gravidade dos acidentes e protegem a reputação da empresa e dos seus condutores".

Desde dezembro de 2020, o Euro NCAP tem testado muitas das carrinhas comerciais mais populares como parte do seu programa de avaliação contínua. Os protocolos foram atualizados em 2023 e, numa nova iniciativa para promover uma maior instalação de tecnologias ADAS, o Euro NCAP só testará tecnologias que estejam disponíveis de série a partir de 2026.

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