Audi, Mercedes-Benz, Stellantis (Peugeot, Citroën, Fiat, entre outras) e Volkswagen já garantiram que vão financiar um subsídio para os compradores de veículos elétricos alemães, depois do Governo ter abandonado abruptamente, esta semana, um regime de financiamento estatal. No entanto, esta "subsidiação" privada vai terminar meses antes do previsto para o regime estatal, que deveria durar até ao final de 2024.
O Ministério da Economia suspendeu o programa de sete anos na segunda-feira, como parte do retificativo ao orçamento de 2024, que foi forçado a rever depois de uma decisão judicial ter aberto um buraco de 60 mil milhões de euros nos seus planos.
Os incentivos iam até 6.750 euros financiados pelo Estado e pelo fabricante de automóveis, dependendo do valor do VE.
A Volkswagen disse terça-feira que financiaria o subsídio total de 6.750 euros para clientes privados na Alemanha que encomendassem um veículo elegível da gama ID. totalmente elétrico antes de 15 de dezembro.
Os que forem registados entre 1 de janeiro e 31 de março receberão 4.500 euros, disse a Volkswagen, em linha com uma redução prevista no regime de subsídios.
A Audi, da Volkswagen, disse que também financiaria o subsídio total para carros encomendados antes de 16 de dezembro e entregues até o final do ano.
A Mercedes-Benz afirmou que faria o mesmo em relação às encomendas entregues e registadas entre 18 e 31 de dezembro e que forneceria a sua própria parte do subsídio a partir de janeiro.
Na segunda-feira, a Stellantis declarou que financiaria a totalidade do subsídio até 31 de dezembro e, posteriormente, um subsídio reduzido para os veículos registados até 29 de fevereiro.
Os sociais-democratas do chanceler Olaf Scholz e os conservadores da oposição criticaram o fim do esquema de ajudas pelo governo, argumentando que isso atinge os fabricantes alemães que já lutam para baixar os preços para se equiparar aos concorrentes chineses e americanos.
A associação automóvel ADAC disse que os veículos elétricos na Alemanha ainda são demasiado caros para acabar com o subsídio, observando que apenas três modelos dos principais fabricantes de automóveis custam menos de 30.000 euros.
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Recorde-se inicialmente seria possível proceder à candidatura a estes apoios até ao final de 2024. Porém, esta revisão do orçamento alemão fez com que terminassem antecipadamente.
Assim, desde 18 de dezembro que o Estado Alemão não aceita mais candidaturas para apoios à compra de elétricos. Contudo, os pedidos já feitos serão pagos.