Baterias dos elétricos estão cada vez mais baratas

| Revista ACP

Em 15 anos o preço das baterias usadas pelos automóveis elétricos caiu 90%.

carro-eletrico

Componente crucial dos automóveis elétricos, há muito que as baterias são “apontadas” como a principal causa do preço mais elevado deste tipo de veículos face aos seus rivais com motor de combustão.

Porém, um estudo da Agência de Tecnologias de Veículos do Departamento de Energia norte-americano revelou que as baterias usadas pelos elétricos estão cada vez mais baratas.

Segundo este estudo, o preço das baterias baixou dos 1415 dólares/kWh registados (cerca de 1300 euros/kWh) em 2008, para apenas 139 dólares/kWh (cerca de 126 euros/kWh) em 2023.

Quando se ajusta os valores à inflação a diferença é um pouco menor, mas ainda assim assinalável. O estudo teve em conta apenas veículos elétricos cuja produção alcança, pelo menos, as 100 mil unidades/ano.

Tendo isto em conta, e usando o Tesla Model Y como exemplo, em 2008 a bateria de 81 kWh de capacidade que o equipa custaria 114 615 dólares (103 540 euros). Já em 2023 o custo da mesma bateria é de apenas 11 259 dólares (10 171 euros).

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Melhorias na tecnologia das baterias e na química das mesmas, novos métodos de produção e até o aumento do número de baterias produzidas são alguns dos fatores que contribuíram para esta descida considerável do preço destes componentes.

De acordo com os construtores o custo das baterias deverá continuar a decrescer nos próximos anos e há até estudos que apontam que já em 2027 será mais barato produzir automóveis elétricos do que a combustão.

scroll up