Depois da Porsche, também a BMW decidiu “prometer” que vai continuar a investir nos motores de combustão interna.
Apesar de ter visto as vendas dos seus modelos elétricos crescerem 13,4% em 2024 (foram 17% das vendas totais), a marca alemã não quer apostar exclusivamente neste tipo de modelos.
As razões da manutenção desta aposta são simples e foram explicadas por Jochen Goller, membro do conselho diretivo da BMW, ao Financial Times.
Segundo Goller, “seria ingénuo acreditar que o movimento em direção à eletrificação é uma estrada de sentido único. Será uma montanha-russa”. Além disto, a BMW acredita que o aumento da oferta de modelos elétricos chineses e o abrandamento da procura por modelos elétricos aconselham a um equilíbrio da oferta.
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Por isso, enquanto se prepara para revelar, ainda este ano, uma nova plataforma exclusiva para modelos elétricos, a “Neue Klasse”, a BMW vai reforçar a aposta em soluções como os híbridos plug-in.
Em relação aos motores de combustão, a BMW vai manter a aposta nos motores V8. Segundo a marca almeã, estes têm grande procura em mercados importantes como os EUA ou o Médio Oriente e, além disso, têm qualidades intrínsecas (como a sua suavidade de funcionamento) difíceis de igualar por outro tipo de motores.
Quanto aos motores Diesel, em entrevista ao Automotive News, Frank Weber, o chefe de desenvolvimento da BMW, recordou o seu peso nas vendas de alguns modelos, como o X5, e em alguns mercados, especialmente na Europa.
Por tudo isto, a BMW planeia continuar a oferecer este tipo de motorização por mais alguns anos.