ACP-BP

Pub

Câmara de Lisboa e Carris voltam a dar tolerância no estacionamento

| Revista ACP

Tal como em 2023, a autarquia promove estacionamento e acesso gratuito à Baixa em transportes públicos para quem deixar o carro nos parques dissuasores.

Carris autocarro

Depois do sucesso no ano passado da iniciativa “Estacione e Festeje o Natal”, a Câmara Municipal de Lisboa, a EMEL e a Carris querem voltar a encorajar a utilização dos transportes públicos nas deslocações à Baixa neste Natal.

Para o fazer lançaram a iniciativa “Deixe o carro para trás e festeje o Natal”. Entre 23 de novembro e 23 de dezembro será possível estacionar gratuitamente em vários parques dissuasores da cidade de Lisboa e seguir para a Baixa de transportes públicos de forma gratuita.

Este serviço vai funcionar todas as sextas, sábados e domingos (e dia 23 de dezembro, uma segunda-feira), das 15h às 24h. Em comparação com o ano passado, o número de parques dissuasores disponíveis ao abrigo desta iniciativa aumentou consideravelmente.

Por exemplo, será possível estacionar gratuitamente nos parques da EMEL do Campo Grande e da Universidade, sendo feita a ligação à Baixa através de um shuttle gratuito da Carris.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Este sai de 30 em 30 minutos até às 21h30 do Campo Grande e 22h30 dos Restauradores, com paragens no Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Restauradores.

Também os parques de Alcântara e da Avenida de Pádua estarão disponíveis, mas neste caso a ligação direta à Baixa é feita através do elétrico 15E (Alcântara) e da autocarro 708 (Avenida de Pádua). A entrada é gratuita nestas paragens para os detentores de título de transporte entregue no estacionamento e para os seus acompanhantes.

Por fim, também os quatro parques Navegante (na Ameixoeira, Colégio Militar, Telheiras Nascente e Telheiras Poente) terão o seu horário alargado até às 00h e poderão ser usados de forma gratuita entre as 15h e as 00h.

Acerca desta iniciativa o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou: "Sabemos que esta época festiva atrai sempre milhares de pessoas à Baixa de Lisboa para compras, passearem ou simplesmente ver as iluminações de Natal e esta é resposta ideal para poderem vir sem as preocupações com trânsito e estacionamento".

scroll up