Quotas de elétricos aquém das expectativas no Reino Unido

| Revista ACP

Elétricos já ocupam o segundo lugar nas preferências dos consumidores, mas a quota alcançada está ainda longe da meta estabelecida.

Carro elétrico a carregar

Enquanto a União Europeia tem apostado em metas de redução de emissões dos automóveis novos, no Reino Unido a aposta passou pela imposição de quotas de vendas para veículos elétricos. O objetivo era o mesmo: reduzir as emissões.

Numa primeira análise aos números de vendas de elétricos no Reino Unido em 2024 podemos ser tentados a afirmar que a medida foi um sucesso. Afinal, no ano transato a venda de elétricos novos naquele país cresceu 21%. Em comparação, no geral o mercado cresceu apenas 2,6% em 2024 face a 2023.

Falando de quotas de mercado, no Reino Unido os automóveis elétricos alcançaram uma quota de 19,6% que corresponde a 382 mil automóveis vendidos (em 2023 ficaram-se pelos 16,3%), longe da quota de 22% imposta pelo governo.

Como termo de comparação, no ano transato os modelos a gasolina alcançaram uma quota de 52%; os híbridos plug-in corresponderam a 18% do mercado; os híbridos convencionais a 8% e os modelos com motor Diesel a apenas 6,3%.

As bases do “recorde”

Num país sem quaisquer apoios estatais à compra de elétricos, coube aos construtores aplicarem descontos nos preços praticados para tentar aumentar as vendas, atingir a ambiciosa quota e assim evitar o pagamento de multas (cerca de 18 150 euros por cada carro vendido abaixo da quota).

As estimativas apontam para um gasto de mais de cinco mil milhões de euros em descontos e, apesar deste esforço, a meta ficou por alcançar.

Dezembro recorde

Talvez em reflexo dos grandes descontos aplicados, o mês de dezembro foi histórico no Reino Unido no que diz respeito à venda de automóveis elétricos.

Com cerca de 44 mil elétricos vendidos em dezembro de 2024, as vendas deste tipo de automóveis cresceram 60% face ao mês homólogo de 2023.

Estes números fizeram com que, em dezembro, a quota de mercado mensal alcançada pelos veículos elétricos fosse de 31%, a mais alta em dois anos.

Metas ainda mais ambiciosas em 2025

Apesar de a quota de veículos elétricos não ter sido alcançada em 2024, para 2025 a meta é ainda mais ambiciosa: 28% de quota de mercado.

O objetivo passa por, de forma progressiva elevar a quota até aos 80% em 2030 no caso dos ligeiros de passageiros. Já em 2035 todos os veículos novos vendidos no Reino Unido terão de ser elétricos.

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