Capacete e seguro para trotinetes e bicicletas podem vir a ser obrigatórios

| Revista ACP

O uso obrigatório do capacete e o seguro de responsabilidade civil para os utilizadores destes meios de transporte estão em debate no Parlamento.

@video=Bd2rNGEpAdA

A circulação das trotinetes e das bicicletas vai ter uma atenção especial no Parlamento e pode resultar em alterações ao código da estrada. O uso obrigatório do capacete e o seguro de responsabilidade civil parece ter consenso parlamentar e são matérias que estão em debate no âmbito da nova estratégia nacional de segurança rodoviária.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Lisboa e Porto têm vindo a reforçar os regulamentos de utilização da mobilidade suave naquelas cidades, limitando a velocidade e ordenando o estacionamento. As duas autarquias consideram positivas as alterações ao Código da estrada no capítulo das trotinetes e bicicletas.

Segundo dados divulgados pela PSP, entre 2017 e 2022, foram registados mais de 1.100 acidentes envolvendo trotinetes, que provocaram 25 feridos graves e 890 feridos ligeiros, sendo 2022 o pior ano. Em 2021 ocorreram 556 acidentes envolvendo trotinetes, que provocaram 13 feridos graves e 440 feridos ligeiros.

scroll up