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Carros "engordaram" 400 kg em 7 anos

| Revista ACP

Há três fatores a influenciar este crescimento exponencial do peso médio dos automóveis entre 2016 e 2023

O peso médio de um carro novo aumentou quase 400 kg nos últimos sete anos, segundo dados recolhidos pela publicação britânica Autocar.

A análise dos valores de peso dos testes de estrada mostra que entre 2016 e 2023 - aproximadamente um ciclo de  novos modelos - o peso médio em ordem de marcha dos carros novos aumentou de 1553 kg para 1947 kg.

O aumento é, em parte, atribuível à crescente popularidade dos SUV. De todos os automóveis testados em estrada pela Autocar em 2016, 16 eram SUV ou crossovers. Estes tinham um peso médio de 1722 kg, 169 kg acima do peso de todos os modelos testados nesse ano.

Muitos dos SUV conduzidos nesse ano eram mais pesados do que os seus equivalentes berlina ou hatchback. O Skoda Kodiaq, por exemplo, pesava 1751 kg, 246 kg mais pesado do que o Skoda Superb testado no ano anterior, 2015. Da mesma forma, o Jaguar F-Pace era 180 kg mais pesado do que o XF com o mesmo motor diesel de 2,0 litros.

Em 2023, foi testado um total de 24 SUV, crossovers e pick-ups, com um peso médio de 1985 kg. Trata-se de um fosso de 38 kg em comparação com a média geral - significativamente mais pequeno do que a diferença de 169 kg registada em 2016.

Os SUV e crossovers tiveram uma média de 1906 kg, que foi inferior à média de todos os modelos testados em 2023 - o que sugere que, embora o aumento da proporção de SUV no mercado seja parcialmente responsável pelo aumento geral do peso, não é a única causa. Esta sugestão é apoiada pelo facto de o SUV médio testado em 2023 ser 183 kg mais pesado do que em 2016.

A eletrificação também desempenhou um papel na "engorda" dos automóveis novos. Os modelos eléctricos a bateria testados no ano passado tinham um peso médio de 1991 kg. Os automóveis com motor de combustão eram quase 100 kg mais leves, com 1897 kg.

Excluindo os híbridos e os híbridos plug-in, que carregam o peso dos motores eléctricos e das baterias de grandes dimensões, este valor desce para 1841 kg, ou seja, menos 150 kg do que o veículo elétrico médio.

Esta diferença reflecte-se na tendência mais ampla dos automóveis testados desde 2000. A média anual oscilou entre 1500 kg e 1650 kg até 2018, quando atingiu a marca dos 1700 kg pela primeira vez. Voltou a descer para 1675 kg em 2019, mas só aumentou desde então, atingindo 1879 kg em 2022 e depois 1947 kg no ano seguinte.

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A tendência também não mostra sinais de inversão: o peso médio dos automóveis testados durante o primeiro trimestre de 2024 - a maioria dos quais eram eléctricos, um SUV ou ambos - era de 2087 kg.

O mais pesado de todos foi o Mercedes-Benz EQS SUV elétrico, com uns outrora impensáveis 2899 kg, ou seja, praticamente três toneladas de automóvel.

É claro que a eletrificação e a popularidade dos SUV não são os únicos culpados pelo aumento contínuo do peso dosa automóveis. A erosão dos segmentos de citadinos e dos utilitários também afeta de forma importante no aumento dos pesos médios, com menos modelos abaixo dos 1000 kg a chegarem todos os anos para compensar os carros mais pesados do mercado.

Em 2003, foram testados seis automóveis que pesavam menos de 1000 kg e outros seis que pesavam entre 1000 kg e 1100 kg. Em 2023, apenas foi testado um "automóvel" com menos de 1000 kg - o Citroën Ami - que tecnicamente não é um automóvel, mas sim um quadriciclo.

O automóvel mais leve testado no ano passado foi o coupé desportivo Alpine A110 R, com 1065 kg, seguido do crossover a gasolina Hyundai Kauai, com 1352 kg.

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