Cibersegurança tira Macan a combustão da UE

| Revista ACP

Versão a combustão do Porsche Macan deixará de ser vendida na União Europeia a partir da primavera.

Porsche-Macan-ICE-1

Já a preparar o lançamento do Macan elétrico, a Porsche planeava manter em comercialização a versão a combustão durante mais algum tempo. Contudo, as novas regras de cibersegurança da União Europeia obrigaram o construtor de Estugarda a mudar os planos.

Muito mais exigente, o regulamento UNECE WP.29 entra em vigor a 1 de julho de 2024, data a partir da qual todos os automóveis novos registados na UE terão de obedecer a estas regras.

Este regulamento visa proteger os sistemas informáticos dos automóveis de possíveis ciberataques ao longo do processo de desenvolvimento, durante a sua produção e, claro está, no pós-produção.

Originalmente lançada em 2014, a atual geração do Macan com motor a combustão não está em conformidade com estas novas regras e, segundo a Porsche, equipá-lo com toda a tecnologia necessária para as cumprir seria demasiado oneroso.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Em declarações, um porta-voz da marca alemã explicou que: “implementar a diretiva requer não só ajustamentos à implementação técnica (unidades de controlo, por exemplo), como mudanças nos processos na fase de desenvolvimento”.

Face a este cenário, a partir da primavera o Porsche Macan como motor de combustão deixará de ser vendido na União Europeia. Apesar disso, a marca vai continuar a produzi-lo em Leipzig e a comercializá-lo noutros mercados por, pelo menos, mais dois anos.

scroll up