Chama-se Toyota APM e é o veículo responsável pelo transporte dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024. Totalmente elétrico, este pequeno veículo é produzido na fábrica da Toyota em Ovar e já o fomos conhecer.
Projetado para oferecer serviços de “quilómetro final”, o APM é um veículo multifunções que permite transportar pessoas com necessidades especiais de acessibilidade.
Tem 100 quilómetros de autonomia, uma velocidade máxima de 20 km/h e precisa entre cinco e seis horas para carregar totalmente as suas baterias.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
No total serão produzidas em Ovar 250 unidades do Toyota APM que em Paris vão juntar-se aos autocarros Caetano Bus com pilha de combustível a hidrogénio também produzidos pela Toyota Caetano Portugal.
Além dos atletas, o Toyota APM terá também a “missão” de transportar, organizadores, voluntários e espetadores com deficiência ou com dificuldades de motricidade. Além disto servirá também para deslocar pequenos produtos durante os Jogos e para assistência de emergência.