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É obrigatório parar numa passadeira invisível?

| Revista ACP

Há muitas passadeiras mal sinalizadas e até invisíveis que levantam dúvidas a condutores e peões.

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Lisboa tem 10 mil passadeiras, muitas mal sinalizadas, e algumas até invisíveis para peões e condutores, uma situação que se estende a muitas outras cidades. Uma passadeira mal sinalizada ou quase invisível cria situações de perigo.

Mas a dúvida é pertinente: será que numa passadeira quase invisível por falta de manutenção o condutor é ainda assim obrigado a parar?

A Câmara de Lisboa está a fazer um levantamento das situações mais urgentes e promete ação para breve.

Em 2021 registaram-se mais de 3700 atropelamentos, dos quais resultaram 47 vítimas mortais e 321 feridos graves.

A circulação das trotinetes e das bicicletas vai ter uma atenção especial no Parlamento e pode resultar em alterações ao código da estrada. O uso obrigatório do capacete e o seguro de responsabilidade civil são matérias em debate na nova estratégia nacional de segurança rodoviária.

A introdução do capacete e do seguro de responsabilidade civil parece ter consenso parlamentar

Segundo dados divulgados pela PSP, entre 2017 e 2022, foram registados mais de 1.100 acidentes envolvendo trotinetes, que provocaram 25 feridos graves e 890 feridos ligeiros, sendo 2022 o pior ano. No ano passado ocorreram 556 acidentes envolvendo trotinetes, que provocaram 13 feridos graves e 440 feridos ligeiros.

Da parte do governo, estas são questões que precisam de mais ponderação….

Lisboa e Porto têm vindo a reforçar os regulamentos de utilização da mobilidade suave naquelas cidades, limitando a velocidade e ordenando o estacionamento…. as duas autarquias consideram positivas as alterações ao Código da estrada no capítulo das trotinetes e bicicletas.

Esta semana conduzimos o novo Renault Arkana e mostramos-lhe os melhores momentos do Passeio dos Ingleses. Tempo ainda para ver como foi a prova de abertura da temporada do ACP Golfe.

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