Na última ronda de testes do ano, o Euro NCAP testou nada mais nada menos que 15 novos modelos. Entre os modelos postos à prova predominam os SUV e os modelos elétricos, num claro reflexo do mercado automóvel atual.
Dois dos modelos elétricos testados foram o novo Renault 5 e o seu “gémeo” de carácter mais desportivo, o Alpine A290.
Tecnicamente idênticos, ambos falharam a obtenção das desejadas cinco estrelas, obtendo apenas quatro estrelas. As causas? Os resultados no que diz respeito à proteção de ocupantes adultos, mas também as avaliações nas restantes áreas de avaliação: proteção de crianças, utilizadores vulneráveis da estrada e assistentes de segurança.
Além das novas propostas do Grupo Renault, houve outros três modelos testados que não eram SUV: o Audi A5, o Volkswagen Caddy na versão híbrida plug-in e a Maxus eTERRON 9, uma nova pick-up elétrica do construtor chinês.
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Apesar dos diversos segmentos em que se inserem, estas três propostas têm algo em comum: as cinco estrelas nos testes de colisão do Euro NCAP.
Já entre os SUV foram testados modelos para todos os gostos, feitios e carteiras.
Entre os SUV de menores dimensões foram postos à prova o Lexus LBX, Mini Countryman, o MG ZS Hybrid e o Volvo EX30. Destes, só o modelo da MG não alcançou as cinco estrelas, ficando-se pelas quatro devido ao resultado nos testes de impacto lateral.
Num patamar de tamanho acima, o Porsche Macan, Subaru Forester e os chineses Deepal S07 e Leapmotor C10 conseguiram todos as ambicionadas cinco estrelas.
Por fim, os maiores SUV testados nesta ronda foram o Hyundai Santa Fé e o Mazda CX-80. A proposta sul-coreana obteve quatro estrelas, avaliação que sobe para cinco caso se compre o pacote de equipamento de segurança opcional Smart Sense. Já o modelo da Mazda conseguiu as cinco estrelas, independentemente do nível de equipamento.