Um dos principais catalisadores por trás do incremento da segurança dos modelos comercializados na Europa, o Euro NCAP divulgou os resultados de mais uma ronda de testes.
Entre os modelos testados, destacam-se três pelo facto de serem uma novidade absoluta nestes testes: Cupra Tavascan, Ford Tourneo Courier e MG HS.
O modelo da Cupra conseguiu as ambicionadas cinco estrelas, conseguindo notas elevadas nas várias categorias em avaliação, com especial destaque para a proteção de peões que usufrui da presença de um capô ativo.
Além de assegurar bons níveis de proteção para os passageiros (sejam adultos ou crianças), o Tavascan impressionou também pelos sistemas de segurança e ajuda à condução.
Segundo o Euro NCAP, estes são eficazes na proteção de ciclistas e motociclistas e impressionaram pela suavidade e precisão da sua ação, especialmente o Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente oferecido de série.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Tal como o Cupra Tavascan, também o MG HS alcançou as cinco estrelas, destacando-se igualmente pela proteção de peões e ciclistas, bem como pelo eficaz sistema de travagem autónoma.
Por fim, enquanto a Ford Transit Courier conseguiu a melhor avaliação possível na versão comercial, a Platinum, a sua versão de passageiros, a Tourneo Courier, não conseguiu o mesmo feito, fruto da maior exigência dos testes a que foi submetida.
No final ficou-se pelas três estrelas, muito por causa do teste de impacto frontal com barreira rígida em largura total, mas a Ford já prometeu corrigir a situação e voltar a submeter o modelo a novo teste já em 2025.
Além destes três modelos, o Euro NCAP divulgou as pontuações de quatro outras propostas que, por serem praticamente idênticos a modelos já testados, não foram postos à prova, mas viram ser-lhes atribuída uma avaliação.
O Ford Capri, quase idêntico ao Explorer, obeteve cinco estrelas; o Mitsubishi ASX, “gémeo” do Captur, repete as quatro estrelas do gaulês; a versão elétrica do chinês Chery Omoda 5 repete as cinco estrelas da variante híbrida já testada; e o Renault Rafale tira proveito das semelhanças técnicas com o Austral para “herdar” a sua classificação de cinco estrelas nos testes Euro NCAP.