Fundo Ambiental confirma fim do apoio a elétricos

| Revista ACP

Anterior Governo prometeu a manutenção dos apoios à compra de carros elétricos, mas afinal não há verbas para esse incentivo. 

@video=Uxe0m_ed-2g

Uma nota publicada no seu site do Fundo Ambiental confirmou uma suspeita já com três meses: “o incentivo à aquisição de veículos de emissões nulas não se encontra previsto no orçamento do Fundo Ambiental para 2024”. Uma informação que desdiz a as intenções inicialmente divulgadas pelo anterior Governo, que queria manter os apoios este ano.

Recorde-se que o incentivo em 2023 teve uma dotação de 10 milhões de euros, dos quais 5,2 milhões de euros foram diretamente para os 1300 veículos elétricos, à razão de quatro mil euros por viatura. Os restantes 4,8 milhões estavam divididos entre ligeiros de mercadorias elétricos, bicicletas elétricas, carregadores para condomínios, entre outras tipologias de apoios.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Em fevereiro, o anterior Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, assinou um despacho que era omisso quanto aos apoios aos carros elétricos, apesar de o Fundo Ambiental dispor de uma verba de 1,84 mil milhões de euros para gastar.

No Orçamento do Estado para 2024 o anterior Governo revelava ainda “um novo programa de incentivo ao abate de veículos em fim de vida e a sua troca por veículos de baixas emissões ou por soluções de mobilidade mais sustentáveis”, que também ficou por concretizar.

scroll up