Em março a GNR e a PSP anunciaram um reforço da fiscalização aos veículos de duas rodas e, ao que parece, os efeitos já se fazem sentir.
Entre os dias 24 e 28 de abril a GNR levou para as estradas sob a sua jurisdição a operação “Moto” que, como o nome denuncia, dedicou especial atenção à circulação de veículos a motor de duas rodas
Com especial incidência nas vias com mais intensidade de tráfego e maior incidência de acidentes, no âmbito desta operação a GNR reforçou também as ações de fiscalização nos principais eixos de acesso à fronteira com Espanha.
A razão desse reforço foi o aumento do tráfego de motociclos rumo a Espanha em resultado da prova de Moto GP disputada em Jerez de la Frontera entre 26 e 28 de abril.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto ao balanço da operação “Moto”, nos quatro dias em que esta esteve nas estradas foram fiscalizados um total 3958 condutores, detetadas 161 infrações e detidas 10 pessoas, quatro por condução em estado de embriaguez e seis por falta de habilitação legal para conduzir.
Das infrações detetadas, a mais comum foi o excesso de velocidade, com um total de 22 infrações. A esta seguem-se as infrações referentes a iluminação (18), às chapas de matrícula (17) e ainda as infrações por utilização de sistemas, componentes ou acessórios não regulamentares e falta de seguro (15 de cada género).