O Governo anunciou que vai disponibilizar um apoio de 500 mil euros para fomentar a descarbonização e digitalização do setor do táxi.
Os apoios anunciados não só visam ajudar na aquisição de veículos 100% elétricos, mas também dos respetivos dispositivos de carregamento. Segundo a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, o montante deste apoio “pode ser reforçado tendo em conta a procura efetiva e a disponibilidade do Fundo de Transportes”.
Segundo o aviso público divulgado pelo Governo, há um apoio de cinco mil euros por unidade na compra de táxis elétricos, para veículos comprados a partir de 1 de janeiro de 2024.
Este valor sobe para os 7500 euros caso a compra do veículo elétrico seja acompanhada pelo abate um automóvel com mais de 10 anos e vai até aos 10 mil euros se o veículo abatido tiver mais de 12 anos.
Já para a compra de equipamentos de carregamento, os candidatos podem receber até 1000 euros por candidatura para comparticipar, a 100%, a compra dos equipamentos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Por fim, na área da digitalização, os apoios comparticipam até 50%, no valor de até cinco mil euros, a compra de taxímetros, impressoras para faturas, aplicações eletrónicas para carregamento ou dispositivos para emitir ou enviar faturas por email.
Recorde-se que até ao final de 2025, de acordo com a lei em vigor, não poderão circular táxis licenciados com mais de 10 anos de idade. Atualmente a frota de táxis nacional conta com 12 000 veículos licenciados, dos quais apenas 145 são 100% elétricos, ou seja 1,2%.