O Green NCAP atualizou recentemente os seus dados e fichas técnicas sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e fichas técnicas. A atualização inclui uma maior cobertura de dados de países, incluindo a Noruega, e tipos de combustível, como o GPL e o E85 (super-etanol), bem como informações mais atualizadas sobre a produção de baterias, fornecimento de eletricidade e misturas de biocombustíveis. Esta atualização reflete a evolução da indústria automóvel e de um sector energético em rápida mudança. Mais do que nunca, a ACV do Green NCAP cria uma ponte de conhecimento entre ciência, indústria e consumidores.
Através desta recente atualização de dados, o Green NCAP constata as mudanças que estão a ocorrer na indústria. Desde a evolução das misturas de matérias-primas para biocombustíveis até à crescente eficiência da produção de baterias, os especialistas observaram uma mudança positiva constante na imagem sustentável da indústria. Pode dizer-se que o âmbito cada vez maior dos nossos dados de ACV é uma resposta direta ao crescimento e à inovação que se verifica atualmente no sector automóvel. Os novos resultados da ACV do Green NCAP revelaram a redução dos impactos ambientais dos veículos elétricos e híbridos plug-in ao longo da sua vida útil, em comparação com os veículos convencionais com motor de combustão. Esta mudança pode ser atribuída principalmente à diminuição da intensidade carbónica da produção de baterias e à melhoria das expectativas para o futuro cabaz energético da Europa.
As emissões da produção de baterias, em kg de equivalente de CO2/kWh de capacidade, diminuíram cerca de 16% nos novos dados recolhidos pelo Green NCAP, devido principalmente às economias de escala e aos esforços de sustentabilidade dos fabricantes. Em média, na Europa, as projeções das emissões de eletricidade até 2039, em gramas de CO2/kWh, deverão diminuir cerca de 26% em relação aos dados antigos. Iniciativas políticas cada vez mais ambiciosas, como a Fit for 55, são a força motriz das expectativas acrescidas de uma energia europeia mais ecológica. Globalmente, estas melhorias na indústria, agora refletidas nos dados, resultaram numa diminuição das emissões de de cerca de 20 gramas de CO2/km para um veículo elétrico a bateria médio, o que representa uma redução de cerca de 15 gramas da sua pegada de carbono total. Isto equivale a uma poupança de 4,8 toneladas de CO2 para cada veículo durante o seu tempo de vida. A mistura de biomassa dos biocombustíveis também está a mudar. Nomeadamente, o combustível FAME (biodiesel) deverá conter, até 2050, mais 13 pontos percentuais de óleo alimentar usado e menos 16 pontos percentuais de óleo de palma até 2050, o que reduz as emissões deste combustível durante o seu tempo de vida.
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A ACV é uma metodologia que estima todas as emissões associadas à produção e utilização de um produto específico, do berço do automóvel ao seu fim de vida. Existe um consenso alargado de que este método é essencial para para efetuar avaliações ambientais justas dos sistemas de transporte. Assim, os cálculos de ACV permitem ao Green NCAP comparar veículos de uma forma mais neutra e sistemática. Os dados atualizados do Green NCAP refletem melhor o fornecimento de energia e das baterias atualmente no mercado e podem fornecer resultados mais realistas, uma vez que utilizam os dados reais de medição do consumo. Com esta atualização, a ACV do Green NCAP foi elogiada pela sua fiabilidade e validade, distinguindo-se de outras ACVs disponíveis no mercado.
Ricardo, a empresa global de consultoria estratégica, ambiental e de engenharia, e líder na avaliação do ciclo de vida dos veículos, ajudou o Green NCAP nesta atualização, fornecendo projeções de dados para fornecimento de eletricidade nos países europeus. Estas projeções de dados, utilizadas no trabalho de ACV da própria Ricardo, são amplamente consideradas de elevada qualidade e transparentes, e deram um contributo valioso para a atualização geral dos dados da ACV. A Ricardo também participou em reuniões de peritos do Green NCAP com as partes interessadas da indústria, fornecendo aconselhamento e feedback para o desenvolvimento contínuo da metodologia do Green NCAP.
Segundo o Diretor Técnico do Green NCAP, Aleksandar Damyanov, "a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos automóveis tem sido uma parte essencial da informação que o Green NCAP oferece. No entanto, são necessárias atualizações contínuas dos dados para acompanhar os desenvolvimentos da indústria e a evolução das trajectórias de fornecimento de energia". Para Damyanov, "a ACV do Green NCAP proporciona uma melhor harmonização de análise, resultados mais realistas e relevantes, facilidade de utilização pelo consumidor e uma boa capacidade de comparação".