Há cada vez mais carros a circularem sem seguro

| Revista ACP

Nos primeiros sete meses de 2023 o número de viaturas a circularem sem seguro disparou para quase 20% em relação ao ano passado.

@video=bsVnvQvJ0X0

Em Portugal existem cada vez mais condutores a circularem ilegalmente sem proteção contra acidentes. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) só nos primeiros sete meses de 2023, o número de viaturas a rodar sem seguro disparou para quase 20% em relação ao ano passado.

O seguro automóvel é obrigatório, mas entre janeiro e julho últimos foram apanhados mais de 12 mil condutores em infração por não terem seguro, o que implica uma multa entre 500 a 2500 euros.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ainda de acordo com a ANSR todos os índices de sinistralidade e fiscalização aumentaram este ano, com destaque para o número de mortos na estrada que foi superior a 33 vítimas, significando uma subida de 13%. Também aumentou o número de crianças a circular sem a respetiva 'cadeirinha' de proteção.

Mas a velocidade continua a ser a infração mais detetada, com mais de 465 mil condutores apanhados em excesso de velocidade, nos primeiros sete meses deste ano. Estes dados não incluem os novos 37 radares que só entraram em funcionamento em setembro e que devem fazer subir ainda mais as multas por excesso de velocidade.

scroll up