Há um carro a hidrogénio português

| Revista ACP

Alunos do Técnico estão a desenvolver um carro movido a pilha de combustível e os resultados são promissores.

@video=AvJbH4OsiHc

Um carro citadino e sustentável movido a hidrogénio, concebido e construído em Portugal é como a equipa do Instituto Superior Técnico apresenta o “Técnico Fuel Cell” à equipa da Revista ACP.

 Neste momento, o Técnico Fuel Cell - também conhecido como TFC01- consiste num protótipo com 130kg e apenas uma roda motriz por motivos de eficiência, apresentando uma tecnologia de célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane).

 A utilização de hidrogénio (a 200bar) como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Resultado: em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.

ACP Golfe

Depois do adiamento forçado da prova destinada ao Campo Real, a 3ª prova do calendário foi na realidade a 2ª prova do circuito Grande Prémio ACP Golfe a ser disputada. Dois dias de prova no percurso Ribagolfe Oaks com 167 golfistas em campo, um novo recorde.

Uma prova que fica marcada pelo calor abrasador que se fez sentir nos dois dias, mas também na excelente qualidade que se apresentou o campo. Dias perfeitos ajudaram a excelentes resultados e muitas alterações nas ordens de mérito do clube.

500 Milhas ACP

Este ano, a caravana atravessou a Nacional 2 no figurino original, de norte para sul, desde o Km 0 em Chaves, até ao Km 738 em Faro, com as 500 Milhas a terminarem em Olhão, no porto de recreio daquela cidade algarvia, já ao início da madrugada. Com um total de 77 equipas inscritas, esta foi uma das edições mais concorridas de sempre e também uma das mais duras, pelas condições atmosféricas que os concorrentes enfrentarem na travessia de Portugal continental, com períodos de chuva, trovoada e até granizo.

Ao Volante

Nesta edição estivemos ao volante do BYD Seal, um dos concorrentes do ACP Elétrico do Ano.

scroll up