Num comunicado recentemente divulgado, o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) alertou para um novo esquema fraudulento relacionado com a obtenção da carta de condução.
Segundo o IMT, os criminosos levam a cabo este esquema de duas formas diferentes: através das redes sociais ou enviando um SMS aos destinatários fazendo-se passar pelo instituto.
Em ambos os casos os criminosos prometem a obtenção da habilitação legal para conduzir mediante um pagamento em dinheiro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ora, no comunicado divulgado o IMT reforça que “não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado”.
O IMT acrescenta ainda que “sempre que estas situações são detetadas, são comunicadas às autoridades de investigação para apuramento de responsabilidade criminal”, e encoraja os cidadãos a proceder da mesma forma, pedindo: “quando detetar ou se deparar com mensagens suspeitas que indiciam um esquema fraudulento para a obtenção da carta de condução, deve comunicar às autoridades de investigação criminal”.
Por fim, o instituto recorda ainda que “o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas, são crimes puníveis por lei”.