Homenagem a Paulo Gonçalves

| Revista ACP

Quatro anos depois do acidente uma associação de pessoas e entidades decidiram eternizar o piloto português.

@video=F28X8Vsrjmo

Passam agora quatro anos desde o desaparecimento de “Speedy” como era carinhosamente conhecido Paulo Gonçalves, um piloto rápido e animado. A peça que o vai homenagear na terra natal em Esposende a partir de fevereiro resulta da ideia do fotografo Paulo Maria que o acompanhou em muitas provas.

Foram reunidas 12 toneladas de peças usadas de motas e automóveis para construir uma imagem dinâmica, a mais icónica que ficou da última etapa do Paulo, uma escultura fiel e com o dobro do tamanho real. Uma verdadeira estátua que conta com peças doadas de todos os cantos do país. Victor Jesus foi grande apoio técnico de Paulo Maria antes da peça começar a ganhar forma. Daniel Pereira, o responsável pela empresa HJDP, comprometeu-se a realizar todo o trabalho de engenharia, é uma empresa dinâmica habituada a fazer projetos fora da caixa e por isso mesmo decidiu aceitar este projeto.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Uma grande homenagem a Paulo Gonçalves que contou com o apoio de vários amigos e familiares do piloto português e também de algumas instituições. O Automóvel Club de Portugal também se associou como parceiro e apoiante deste projeto, bem como a BP Ultimate, Associação Speedy ForeverMunicípio de Esposende e Honda.

A morte de Paulo Gonçalves na 7º etapa do Dakar na Arábia Saudita em janeiro de 2020 foi sentida de forma muito particular por quem acompanha motociclismo mundial e reconhecia no piloto a faceta desportiva, mas também solidária, Paulo nunca deixava ninguém para trás, tinha 40 anos e agora será homenageado a 5 de fevereiro, data do seu aniversário.

scroll up