O governo vai cair, mas só depois de aprovado o Orçamento do Estado a 29 de novembro. Até lá o ACP continua a desenvolver esforços para travar o aumento do IUC para veículos anteriores a 2007.
120 anos do ACP
O tema do aumento do IUC não deixou de ser abordado no fim das comemorações dos 120 anos do Automóvel Club de Portugal nas quais marcou presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Por esta ocasião Carlos Barbosa, presidente do ACP, pediu a intervenção do Presidente da República que se associou ao momento e compreendeu as críticas duras do Clube relativas à governação no setor automóvel.
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Já à margem das discussões do Orçamento do Estado, a festa de encerramento dos 120 anos do ACP ficou marcada pela presença do primeiro carro a entrar em Portugal, a estrela entre as dezenas de clássicos que participaram no raid Figueira da Foz-Lisboa.
À margem deste evento, o Presidente da República, sócio do ACP, aproveitou ainda a ocasião para recordar a sua ligação ao clube.
Ao volante
Passando dos carros clássicos para o presente do mundo automóvel, esta semana estivemos também ao volante do Renault Mégane E-Tech, a versão elétrica do best-seller francês.
Sessão de esclarecimento sobre o Metrobus
Por fim, o Metrobus está a rasgar artérias principais no Porto e a polémica não tardou, motivo que levou o ACP a organizar uma sessão de esclarecimento muito participada.
O Metrobus é um autocarro de trânsito rápido que tanto pode circular em via separada como mista. Movidos a hidrogénio, cada veículo tem capacidade para 133 passageiros.
Recorde-se que estão a ser construídas duas linhas, ambas com ponto de partida na Boavista. Uma tem como destino a Praça do Império, no final da Avenida do Marechal Gomes da Costa; a outra vai até à entrada em Matosinhos, mais precisamente a Praça da Cidade do Salvador.
Representado um investimento de 66 milhões de euros, o projeto do metroBus já leva 4 meses de atraso, tendo fim previsto para julho de 2024.