O Renault 5 é, de longe, um dos modelos mais icónicos da marca francesa. Um autêntico sucesso de vendas, até esteve presente nos EUA com a designação “Le Car”, e agora prepara-se para regressar como um modelo 100% elétrico.
Antecipado por um protótipo que deixa clara a inspiração visual do novo Renault 5 no modelo original, o utilitário gaulês viu revelado o palco da sua apresentação: o Salão de Genebra.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Depois de uma ausência de quatro anos, o certame helvético está de regresso entre 26 de fevereiro e 3 de março de 2024 com um novo conceito e custos mais reduzidos.
A confirmação da revelação do Renault 5 em Genebra vem confirmar que, apesar da ausência já de vários construtores, o certame vai voltar a ser o palco do lançamento de alguns dos modelos mais importantes da indústria.
A escassos meses da revelação do novo Renault 5, as expectativas criadas à volta da nova proposta francesa são bastante altas.
Assente na plataforma CMF-B EV, o Renault 5 promete «cortar» em 30% os custos de produção em relação ao Zoe. Em parte, tal deve-se ao facto de a plataforma usada pelo 5 partilhar 70% das partes com a CMF-B usada pelo Clio com motor a combustão.
Primeiro utilitário elétrico com uma suspensão traseira multi-link, o pequeno Renault 5 terá tração dianteira e tudo indica que se vai apresentar com dois níveis de potência — 125 cv e 150 cv —, e duas baterias com 42 ou 52 kWh que lhe permitirão um máximo de 420 km de autonomia.
Com um preço estimado de cerca de 25 mil euros e um visual retro que promete não deixar ninguém indiferente, o Renault 5 vai assim tentar replicar o sucesso do seu antecessor. A nova era do utilitário gaulês tem início marcado para fevereiro de 2024 em Genebra.