Jeep Avenger desilude nos testes Euro NCAP

| Revista ACP

Um dos "pontas de lança" entre as marcas da Stellantis conseguiu apenas 3 estrelas. Também a Renault baixou na classificação.  

euroncap-avenger

O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira as classificações de segurança de vários modelos de automóveis, incluindo o Audi Q6 e-tron, o Ford Explorer, o Jeep Avenger, o Renault Symbioz, o Subaru Crosstrek e o XPENG G6. Mas a maior surpresa é o facto de o premiado Jeep Avenger ter obtido apenas uma classificação de três estrelas em termos de segurança.

O Audi Q-6 e-tron, o Ford Explorer, o XPENG G6, o Subaru Crosstrek e o modelo parceiro Impreza obtiveram um desempenho de cinco estrelas nesta ronda de testes do Euro NCAP. 

Estes novos modelos apresentam resultados verdadeiramente excelentes. O Q6 e-tron, em particular, demonstra um desempenho muito forte na proteção dos ocupantes adultos e crianças. O novo Renault Symbioz obteve quatro estrelas, resultado que partilha com o seu parceiro, o Captur. Trata-se de uma descida em relação às cinco estrelas atribuídas às anteriores gerações do Captur, em 2013 e 2019.

A Renault é uma marca com um orgulhoso historial de segurança e foi um dos primeiros fabricantes de automóveis a obter uma classificação de cinco estrelas. A classificação de quatro estrelas do Symbioz e do Captur é um sinal para o Euro NCAP de que, embora estes automóveis tenham causado uma impressão sólida, "a Renault já não parece estar a lutar pelo primeiro lugar". A Audi, a Ford, a Subaru e a XPENG, por outro lado, estão a manter as suas ambições de segurança elevadas. O Euro NCAP felicita-os pelas suas classificações de cinco estrelas e "por continuarem a estabelecer um padrão a seguir por outros".

"Em outubro de 2022, o Avenger foi anunciado como o primeiro veículo 100% elétrico da Jeep. Este veículo atraiu imediatamente a atenção das famílias pelo seu design geral e ambições sustentáveis, sendo mesmo citado como “revolucionário no seu segmento”. O carro ganhou uma série de prémios, incluindo Carro Europeu do Ano de 2023, Melhor SUV Familiar de 2023 nos Prémios de Carro do Ano do Mundo das Mulheres e Carro Elétrico de Cidade nos Prémios Eléctricos Top Gear UK 2023, bem como muitos outros, e ajudou a Stellantis a obter um grande lucro em 2023", contextualizou o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen. "No entanto", afirma aquele responsável, "parece que as credenciais de segurança do Avenger foram consideradas pelo seu valor nominal e nunca foram postas em causa, o que motivou o Euro NCAP a testar o automóvel".

Apesar de todos os elogios, o Jeep Avenger obtém uma classificação "medíocre" de três estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. Para um automóvel vocacionado para o transporte familiar, é "particularmente surpreendente", na óptica do Euro NCAP, que o Avenger tenha protegido mal o peito de uma criança de 10 anos no teste de colisão lateral e não esteja equipado com um sistema de deteção da presença de crianças, já de série nos automóveis da concorrência. 

Além disso, o Euro NCAP constatou que o sinal sonoro do sistema de aviso de colisão frontal não era eficaz. Segundo Michiel van Ratingen, "na sequência da persistência do Euro NCAP, o fabricante de automóveis melhorou o sinal de aviso nos veículos de produção actuais e está a oferecer aos proprietários dos veículos existentes a possibilidade de actualizarem os seus automóveis". Ainda assim, o Avenger teve um "desempenho fraco" em vários testes de prevenção de colisões com peões, motociclistas e ciclistas.

"Estes resultados dos testes demonstram uma clara falta de ambição para um fabricante que tem demonstrado muita inovação no design dos seus automóveis e para uma marca que visa diretamente o segmento familiar", diz van Ratingen. "A concorrência no sector automóvel é cada vez maior e a Stellantis teve de tomar várias medidas para garantir o futuro das suas marcas. Mas não é na segurança que um fabricante de automóveis deve fazer as suas poupanças", sugere o secretário-geral daquele organismo. O Euro NCAP garante que "continuará a chamar a atenção para as deficiências neste domínio, para benefício dos compradores de automóveis europeus".

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Por último, o Euro NCAP também atribui o resultado de cinco estrelas à variante SEAL-U PHEV do SEAL-U 2023 da BYD.

scroll up