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Lexus RZ estreia novos testes do Euro NCAP

| Revista ACP

Modelo nipónico é o 1º a ser testado na tecnologia de deteção de crianças, um novo parâmetro de segurança 

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O Lexus RZ é o primeiro modelo executivo totalmente elétrico da marca de luxo disponível a nível mundial e o mais recente veículo a ser testado pelo Euro NCAP. O Lexus RZ cumpre as expectativas do Euro NCAP no que diz respeito à boa proteção contra colisões para ocupantes de várias idades, alturas e tamanhos. O automóvel está também equipado com os mais recentes sistemas de prevenção de colisões e inclui várias inovações de segurança ativa. O RZ é o primeiro automóvel a ser premiado pelo Euro NCAP com a tecnologia de deteção de presença de crianças ao abrigo do mais recente regime de classificação de 2023.

A proteção contra colisões continua a ser a base da classificação de segurança do Euro NCAP. O Lexus RZ, que partilha a sua plataforma com o Toyota bZ4X e o Subaru Solterra, anteriormente testados, teve um bom desempenho nos testes de colisão à escala real e nas avaliações adicionais da proteção dos ocupantes, obtendo a classificação máxima no teste da barreira lateral. No entanto, no teste da barreira rígida de largura total, a proteção do peito foi considerada fraca para o passageiro traseiro e, no teste do poste lateral, as leituras do "dummy" na compressão das costelas indicaram um nível marginal de proteção.

De forma mais positiva, para reduzir o risco de lesões entre ocupantes em colisões laterais, o automóvel também oferece um airbag central de série. O Lexus RZ está equipado com vários sensores a bordo que fornecem as mais recentes funções do sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) exigidas por lei e impressiona nos testes de travagem de emergência autónoma que simulam situações críticas de emergência com outros utentes da estrada.

Uma novidade no veículo é o sistema de deteção da presença de crianças, que avisa quando uma criança ou um bebé pode ter sido deixado no automóvel e, consequentemente, pode salvar vidas em tempo quente. O sistema começa por emitir um aviso no habitáculo para verificar a presença de uma criança ao sair do automóvel e, posteriormente, liga as luzes de perigo do veículo se for provável que uma criança tenha sido deixada no veículo. Por último, foram introduzidas várias melhorias para facilitar o salvamento após o acidente, incluindo um sistema eCall avançado, um travão multicolisão e salvaguardas para os passageiros em caso de submersão do veículo.

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Muitos dos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) instalados no Lexus são agora exigidos pela legislação europeia que entrou em vigor em julho de 2022, em reconhecimento dos potenciais benefícios de segurança dessa tecnologia. Dados internacionais, particularmente provenientes dos EUA, mostram que o ADAS tem o potencial de evitar 62% das mortes no trânsito por ano, dependendo da tecnologia e do tipo de estrada. O Euro NCAP tem vindo a encorajar a instalação de tais sistemas há uma década e, atualmente, os seus requisitos para veículos de 5 estrelas vão para além da nova legislação. O facto de o Lexus cumprir estes requisitos é uma prova do valor e relevância contínuos da classificação de segurança do Euro NCAP e do empenho da Toyota e de outros fabricantes em proporcionar os mais elevados níveis de segurança.

No entanto, o pleno potencial de algumas tecnologias ADAS continua por concretizar, com a falta de normalização em toda a indústria e a ativação desnecessária a conduzir a uma fraca aceitação por parte dos utilizadores e à frustração dos consumidores. O Euro NCAP não examina atualmente o ADAS em condições de condução em tempo real, pelo que está a intensificar os seus esforços para melhorar a avaliação da tecnologia ADAS, juntamente com os fabricantes, incluindo uma maior ênfase na aceitação e na intuitividade. Já para 2024, foram adoptadas alterações imediatas na forma como os sistemas de apoio à faixa de rodagem estão a ser avaliados, estando previstas para breve mais actualizações importantes.

Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "as soluções de segurança estão a desenvolver-se rapidamente, mas por muito que seja um desafio insistir para que os fabricantes instalem as mais recentes tecnologias de segurança nos novos automóveis, talvez o verdadeiro desafio resida em convencer os consumidores da sua necessidade". Segundo este resposnável, "existe uma tendência preocupante por parte dos meios de comunicação social e dos canais sociais para encorajar os condutores a "desligá-los"! O Euro NCAP está a trabalhar em estreita colaboração com os fabricantes para minimizar a "poluição sonora" no habitáculo e as características "mais incómodas" destas tecnologias. A organização está determinada a fornecer informações mais claras sobre os benefícios de segurança do ADAS aos consumidores europeus. Com a introdução do ADAS, a realidade de zero acidentes é uma possibilidade alcançável", afirmou. 

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