Depois de Paris, também Madrid “se fartou” das trotinetes elétricas de aluguer e a partir de outubro estes veículos vão desaparecer das ruas da capital espanhola.
Em comunicado a autarquia afirmou que esta proibição surge porque “o mercado foi incapaz de cumprir os requisitos da autarquia para assegurar um maior nível de segurança aos cidadãos”.
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Na prática, esta resulta do facto de os três operadores que têm licença para operar em Madrid não terem garantido limites de circulação ou o parqueamento adequado das trotinetes.
Depois de ter autorizado apenas três operadores e limitado cada um a duas mil trotinetas a autarquia esperava que estas empresas lhe dessem acesso aos dados de utilizadores. Além disso, ordenou-lhes que implementassem métodos que forçassem o estacionamento das trotinetes nos locais adequados. Era também obrigatória a sua distribuição por diversas áreas da cidade, evitando a sua concentração nas zonas com maior procura.
No total existem atualmente em Madrid cerca de 6000 trotinetes de aluguer, sendo operadas por apenas três empresas: Lime, Dott e Tier Mobility. No futuro a autarquia não planeia conceder novamente licenças para a operação de empresas deste género.