Mais de 700 apanhados ao telemóvel em seis dias

| Revista ACP

Levada a cabo pela PSP e GNR, operação “Ao volante, o telemóvel pode esperar” decorreu entre os dias 7 e 13 de maio.

op-stop

Da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), a operação “Ao volante, o telemóvel pode esperar” foi a quinta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF).

Esta tinha como objetivo alertar os condutores para as consequências do uso indevido do telemóvel durante a condução. Durante as operações realizadas no âmbito desta campanha, registaram-se 22,6 mil infrações das quais 713 relativas ao uso do telemóvel durante a condução.

Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,6 milhões de veículos, 4,4 milhões dos quais pela rede SINCRO. Já presencialmente foram fiscalizados 50,3 mil veículos.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ao longo desta campanha registaram-se 2732 acidentes, de que resultaram 10 vítimas mortais, 57 feridos graves e 886 feridos leves. Face ao período homólogo de 2023 ocorreram menos 22 acidentes, mais 4 vítimas mortais, mais 11 feridos graves e menos 8 feridos leves.

Esta foi a quinta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais sete campanhas, uma por mês.

scroll up