A elevada performance continua a marcar o espírito da Maserati numa altura em que a marca aposta no regresso ao mundo da competição com a sua entrada na Fórmula E, e se prepara para levar à produção o hipercarro MC20 que promete oferecer as sensações mais extremas em corridas não oficiais.
Inicialmente conhecido como Project24, revelado no verão passado durante a Monterey Car Week 2023, o Maserati MC20 vai seguir para a linha de produção da qual irão sair 62 unidades que podem ser todas diferentes graças ao programa especial de personalização MCXlusiva.
Até lá, este monstro das pistas está em fase de testes até final abril, com a marca a anunciar a entrega do primeiro exemplar no próximo verão. Numa tonalidade de azul mais arrojada do que a que ostentava enquanto concept revelado em Monterey, o MC20 ostenta orgulhosamente o seu perfil aerodinâmico em toda a linha com o fator peso a merecer a máxima atenção.
Para se manter abaixo dos 1.250 kg, foi concebido com materiais leves mas a que se soma uma mecânica poderosa com o motor Maserati Nettuno V6 biturbo de 3,0 litros que atinge 730 cv, resultando numa impressionante relação peso-potência de cerca de 1,69 kg/cv. Tudo isto associado a uma caixa sequencial de seis velocidades e diferencial traseiro autoblocante.
Como modelo de corrida que é, o motor do MC20 está montado num chassi monobloco de fibra de carbono ultraleve que promete uma condução radical embora em sessões de corrida privadas. Este hipercarro equipa ainda amortecedores ajustáveis, travões Brembo equipados com sistema de refrigeração personalizado ou jantes de alumínio forjado de 1,5 polegadas e pneus slick (cuja utilização na estrada não é permitida).
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O seu preço permanece um mistério, mas tendo em conta a exclusividade do MC20 e os exemplos de outras propostas concorrentes, não será exagero que cada unidade venha a ultrapassar o milhão de euros.