Nissan cria tinta que torna carros mais frescos

| Revista ACP

Nissan afirma que tinta com tecnologia inovadora permitirá reduzir o consumo de energia.

Nissan-Cool-Paint

Chegadas as temperaturas altas, um dos maiores desafios dos condutores passa por manter o habitáculo do seu automóvel com uma temperatura agradável.

A pensar nesse desafio, a Nissan anunciou que está a testar uma tinta inovadora. Destinada a ajudar a baixar a temperatura ambiente do interior de um veículo durante o verão, esta tinta permite ainda reduzir o consumo de energia do sistema de ar condicionado.

Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, uma empresa especialista em produtos de arrefecimento radiativo, a tinta incorpora metamateriais, materiais compósitos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades habitualmente não encontradas na natureza.

O metamaterial incorporado nesta tinta apresenta duas partículas que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar normalmente responsáveis pelas vibrações a nível molecular na resina da tinta tradicional para produzir calor.

A segunda permite a verdadeira inovação, criando ondas eletromagnéticas, que contrariam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas reduzem a transferência de calor para as diferentes superfícies como o tejadilho, o capot, as portas e os painéis.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Em testes no Japão, esta tinta tem apresentado resultados promissores, sendo o seu desempenho de arrefecimento particularmente notório quando um veículo está estacionado ao sol durante um período de tempo prolongado.

Por exemplo, um veículo, tratado com a “cool paint” estacionado lado a lado com outro não tratado ao sol, verificou uma redução de até 12º Celsius nas temperaturas da superfície exterior e até 5º Celsius de arrefecimento no interior, em comparação com um veículo com pintura automóvel tradicional.

scroll up