Depois do lançamento do Lotus Evija e do Emira, a marca britânica reforça o seu posicionamento na nova era com o primeiro SUV totalmente elétrico chamado Eletre. Um modelo de aparência moderna e aerodinâmica com detalhes que revelam a abordagem tecnológica de que foi alvo.
E tecnologia não falta no seu interior, que transporta a sensação de um carro do futuro. Também aqui a marca não poupou esforços ao nível da qualidade dos materiais e acabamentos que associou uma atmosfera muito tecnológica, como demonstra, por exemplo, o generoso painel de 15,1 polegadas que incorpora o sistema de infotainment acompanhado pela mais recente tecnologia de conetividade 5G e pronto para futuras atualizações via OTA, sem referir um arsenal completo de sistemas de assistência à condução.
O Lotus Eletre equipa ainda um trem de força totalmente elétrico composto por dois motores, um em cada eixo, capazes de proporcionar 600 cv de potência com tração às quatro rodas e uma autonomia de 600 km. Em termos de desempenho, este SUV chega dos 0 aos 100 km/h em três segundos para uma velocidade máxima de 260 km/h.
De acordo com a Lotus, o Eletre deve chegar em 2023 primeiro ao mercado da China, EUA e depois Europa. Este SUV vai ser o primeiro modelo com produção na China, na fábrica que a marca está a preparar em Wuhan com um investimento de mais de 1.000 milhões de euros. Outros modelos vão nascer lá sob a nova arquitetura EPA, bem como um coupé de quatro portas do segmento E que chegará um ano depois, conhecido pelo nome de Lotus Type 133, e outro SUV do segmento D conhecido como Tipo 134 que chegará em 2025. A estes três modelos seguir-se-á em 2026 o tão aguardado desportivo elétrico desenvolvido em parceria com a Alpine, que será produzido em Hethel.