O Euro NCAP revelou esta quarta-feira os resultados dos testes a vários automóveis muito aguardados. Estes incluem o best-seller Volkswagen Tiguan, dois veículos de transporte de pessoas - o Maxus MIFA 7 e o Ford Tourneo Custom - e dois modelos da nova marca ZEEKR, o 001 e o X.
Em primeiro lugar, a terceira geração do Volkswagen Tiguan, que avançou muito em relação ao seu antecessor, com um design exterior moderno e tecnologias mais actualizadas que certamente garantem que este SUV familiar continua a manter a sua popularidade. O Tiguan vendeu aproximadamente 169.000 unidades em 2023 e esteve na lista dos 10 mais vendidos, no 8º lugar. Há uma escolha mais ampla de grupos motopropulsores disponíveis para o consumidor, mas todas as versões vêm com as mais recentes tecnologias de segurança, como a travagem automática de emergência (AEB) e a assistência à manutenção da faixa de rodagem e um sistema que monitoriza a fadiga do condutor. E obteve uma classificação de 5 estrelas.
O MIFA 7, um MPV da Maxus, uma divisão da SAIC Motor, com o seu design moderno e sete lugares, é uma proposta de veículo elétrico de preço acessível que visa reavivar segmentos de mercado. O automóvel oferece um aspeto e uma sensação de excelência aos seus clientes e o seu “One Pack” de 90 kWh de alta densidade promete uma autonomia de 479 km com uma única carga de bateria. Disponível na Europa este verão, o automóvel obtém pontuações elevadas durante os testes de colisão em laboratório e alcança confortavelmente uma classificação geral de 5 estrelas.
Para os consumidores com famílias numerosas ou que pretendam acomodar mais passageiros, uma alternativa menos dispendiosa é o Ford Tourneo Custom. Esta é a versão para veículos de passageiros da carrinha Ford Transit Custom. É o mesmo veículo, mas enquanto a carrinha tem uma grande área de carga concebida para ser prática e útil como veículo comercial, o Tourneo Custom como veículo de passageiros pode acomodar até nove lugares. A Ford tem a reputação de produzir veículos muito fáceis de conduzir e, além disso, este automóvel tem uma disposição flexível dos bancos e um interior moderno. No entanto, obtém uma classificação global de segurança de 3 estrelas com o equipamento de série, com a possibilidade de 4 estrelas ao atualizar para um pack de segurança opcional.
A ZEEKR é uma marca nova, lançada recentemente, em 2021, mas já tem três modelos a vender bem na China. Com a experiente empresa-mãe chinesa, a Geely, e uma equipa sueca a impulsioná-la, a marca está a expandir-se rapidamente para o mercado elétrico premium europeu. O primeiro modelo de automóvel testado pelo Euro NCAP, o ZEEKR 001, é um grande hatchback executivo e um automóvel que os fabricantes de automóveis premium da Europa podem temer ligeiramente com o seu preço competitivo e qualidade, design e tecnologia. Referido por alguns meios de comunicação social como um Porsche Panamera mais simples, também não desilude no seu desempenho em termos de segurança, alcançando a classificação geral máxima de 5 estrelas do Euro NCAP. A ZEEKR também oferece um SUV compacto competitivo na sua gama de modelos, o X, que tem um interior apelativo e inovador e, tal como o seu irmão, também atinge um elevado desempenho em termos de segurança e uma classificação geral de 5 estrelas.
Ambos os ZEEKRs também obtiveram a classificação máxima de 5 estrelas do Green NCAP numa recente avaliação do Green NCAP. O ZEEKR X obteve uma classificação global de 96%, enquanto o ZEEKR 001 obteve 95%.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo o Secretário-Geral do Euro NCAP, "a PZEEKR está de parabéns por produzir dois veículos com um desempenho tão bom em termos de segurança e de ambiente global, no momento em que inicia a sua entrada no mercado europeu de veículos eléctricos". Para Michiel van Ratingen, "os seus veículos demonstram que a segurança e a sustentabilidade podem estar lado a lado nos automóveis modernos. De um modo mais geral, o Euro NCAP está empenhado na promoção de sistemas ADAS que não distraiam nem incomodem os condutores. No futuro, iremos considerar estes aspectos mais de perto, e não apenas o desempenho do automóvel nos nossos testes em pista".
Hoje, na sequência de uma nova avaliação do Euro NCAP, o Renault Scenic E-Tech foi classificado com 5 estrelas, em conformidade com os protocolos de ensaio de 2022, tal como o seu parceiro Renault Megane E-Tech.