Bastou um mês de funcionamento para os 37 novos radares da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, dos quais 12 de controlo da velocidade média, "caçarem" o quádruplo de automobilistas em excesso de velocidade.
Olhando para os números do 1º semestre, a média mensal de infrações detetadas era de 31 mil, mas agora, só em setembro, estes radares apanharam 112 744 condutores em excesso de velocidade, quase quatro vezes mais.
Ainda assim as autoridades, em comunicado, começam por dizer que o "número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%, quando comparado com as medições efetuadas antes da entrada em funcionamento".
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Em todo o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO - 61 radares iniciais e 37 novos), durante o mês de setembro, foram fiscalizados pela ANSR quase 20 milhões de veículos, um aumento de 76%, quando comparado com igual período do ano passado, referem as autoridades em comunicado.
No mesmo período, o número de infrações registadas foi de 112.744 e a taxa de infração aumentou de 0,29% para 0,57% entre 2022 e 2023, ou seja, por cada mil veículos fiscalizados, seis foram multados este ano, enquanto no ano passado eram apenas três.