Apesar de ser um dos nomes mais icónicos da indústria automóvel, a Jaguar está longe de ser uma marca rentável, e o problema nem é recente.
Foram já vários os “gigantes industriais” que tiveram a marca no seu portefólio — British Leyland, Ford e agora a Tata —, mas o fado é sempre o mesmo: a marca tenta reinventar-se, mas os lucros tardam em aparecer.
Ora, para tentar inverter uma tendência que já lhe parece característica, a Jaguar vai reinventar-se uma vez mais, desta vez da forma mais radical de sempre.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Para começar, deixou de comercializar os seus modelos a combustão, ou seja, praticamente toda a sua gama, pois atualmente só tem um elétrico, o SUV F-Pace.
Depois, e em contraciclo com muitos dos seus rivais, anunciou que vai apostar na eletrificação total, uma estratégia ousada e já abandonada por marcas como a Bentley ou a Porsche.
A meta passa por deixar de tentar ser uma marca premium de volume e apostar antes em obter maiores margens de lucro, mesmo que com menores volumes de vendas.
Para “lançar” esta transformação, a Jaguar revelou a sua nova imagem bem como os primeiros teaser do protótipo que vai representar esta nova era.
Começando pela nova imagem, a Jaguar tem um novo logótipo e identidade. O famoso leaping cat (jaguar a saltar) característico da marca mantém-se, mas foi modernizado.
A fonte das letras que compõem o nome da marca também mudou e, por fim, a marca ganhou um monograma composto pelas letras “J” e “R”, as primeiras últimas letras do seu nome. Além de tudo isto, a marca promete utilizar de forma abundante cores exuberantes.
Por fim, o primeiro teaser do protótipo que vai inaugurar esta nova era da Jaguar mostra bem as intenções da marca. Num mercado dominado pelos SUV, a Jaguar apostou num GT de quatro portas 100% elétrico.
Com revelação marcada para 2 de dezembro, o Design Vision Concept, será responsável por revelar a nova linguagem visual da Jaguar.Da imagem revelada, o que mais surpreende é a ausência de vidro traseiro e de… farolins traseiros.