Os números são da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e revelam-nos que o número de automóveis a circular sem seguro nas estradas portuguesas disparou.
Segundo a ANSR, nos primeiros sete meses de 2023 o número de carros sem seguro aumentou 20% face ao período homólogo de 2022.
Para já as autoridades não avançam com uma explicação para este fenómeno, sabendo-se apenas que entre janeiro e julho foram apanhados cerca de 12 mil condutores a conduzir sem seguro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Recorde-se que o seguro é obrigatório para todos os veículos, inclusive os imobilizados. Além de uma coima que pode ir dos 500 aos 2500 euros, da falta de seguro resulta ainda a perda de dois pontos na carta de condução. Esta contraordenação pode ainda levar à apreensão do veículo e à inibição de conduzir por um período de um mês até um ano.
Além dos veículos sem seguro, esteve também em destaque neste telejornal a reabertura da rua da Prata, na Baixa de Lisboa. Fechada para obras desde dezembro de 2022, a artéria lisboeta reabriu, mas deixou de ser possível lá circular de automóvel. Fomos descobrir as opiniões acerca desta mudança.
Ainda nesta edição, fomos até à entrega de prémios Golfe e à cerimónia que fechou a temporada e estivemos ao volante do novo Mazda MX-30 R-EV, a versão híbrida plug-in do modelo nipónico e a responsável pelo regresso do motor Wankel ao mercado.