Com esta proposta de Orçamento do Estado para 2025 os condutores serão dos mais prejudicados, considera o ACP.
Congelada aquando da escalada do preço dos combustíveis, há já uns meses que a taxa de carbono tem sido descongelada e, segundo a proposta do Orçamento do Estado, esse processo vai continuar.
Tudo isto vai refletir-se num aumento considerável do preço dos combustíveis no próximo ano, com alguns especialistas a apontarem que o preço destes pode mesmo alcançar valores históricos em 2025.
Também no Orçamento do Estado para 2025, surgem algumas propostas do ACP com vista a uma maior justiça fiscal. Uma delas diz respeito à Tributação Autónoma, com o executivo a atualizar e a baixar em meio ponto percentual as taxas para as viaturas de empresas, o que não acontecia desde 2018.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Esta medida tem duas variantes, pois os limites aos custos de aquisição de viaturas são aumentados em 10 mil euros em cada escalão.
Também nesta proposta de Orçamento do Estado está prevista outra penalização, pois está planeado o fim da isenção de ISP sobre biocombustíveis.
Em contrapartida, o ISV e o IUC deverão manter-se inalterados, com este último a continuar a contar com um adicional no caso dos veículos a gasóleo.