Porto quer apertar o cerco ao estacionamento indevido

| Revista ACP

A autarquia da Invicta aguarda que as câmaras a instalar nas viaturas da Polícia Municipal comecem a funcionar para entrar em ação.

Porto-840

O estacionamento indevido no Porto vai estar na mira da Câmara Municipal. Aquela edilidade que só aguarda que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) disponibilize a ligação ao sistema de contraordenações para que as câmaras a colocar nas viaturas da Polícia Municipal possam entrar em funcionamento para fiscalizar os infratores.

Estava previsto que o sistema começasse a funcionar já em março último, altura em que Polícia Municipal daquela cidade já tinha recebido as câmaras para instalar em pelo menos duas viaturas. "As multas ainda não estão a ser aplicadas, porque dependem da ligação ao sistema da ANSR", indicou fonte da autarquia.

Aquele equipamento tem por objetivo captar imagens dos veículos mal estacionados, cabendo ao agente que está na viatura com a câmara instalada no seu tejadilho a emissão da respetiva coima.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Além das câmaras instaladas em viaturas da Polícia Municipal e dos radares móveis de controlo de velocidade, a STCP também já começou este ano a fiscalizar os infratores nos corredores BUS e paragens de autocarro, na sequência de um protocolo assinado com o município.

"A STCP e a Polícia Municipal têm uma viatura comum, na qual anda um elemento da STCP e um fiscal da Polícia Municipal que faz as autuações. Neste momento, vamos dar a possibilidade a elementos da própria STCP, que estão devidamente formados e acreditados, para fazer a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos", afirmou o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, em dezembro. Em causa estão pelo menos cinco viaturas afetas a este controlo, com pelo menos 15 fiscais.

scroll up