Carroçaria mais baixa e larga, pintura amarela e preta, e um “rugido” que ecoava pelas etapas dos muitos ralis que disputou. Estas eram as imagens de marca do icónico Renault 5 Turbo.
Agora, cerca de 40 anos depois do original, o R5 Turbo prepara-se para regressar. O visual musculado está prometido, a vistosa pintura também, porém a sonoridade inebriante deverá desaparecer, uma vez que este regresso será em modo 100% elétrico.
Com lançamento marcado para 2026, o agora designado R5 Turbo 3E será a versão mais radical e desportiva do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Ainda um protótipo, o R5 Turbo 3E tem ainda muitos dos seus detalhes envoltos em secretismo, mas há já algumas certezas.
Segundo a Renault terá mais de 544 cv (400 kW), dois motores (um em cada roda traseira) e, tal como o original, terá tração traseira. Quanto às performances, sabe-se apenas que os 0 aos 100 km/h se cumprirão em menos de 3,5s.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já detalhes como a capacidade da bateria, a autonomia ou até imagens do interior continuam por revelar. Garantido é que o R5 Turbo 3E será exclusivo, muito exclusivo.
No total só serão produzidas 980 unidades, numa referência clara ao ano em que foi lançado o original: 1980. Para já a Renault não divulgou o preço deste “super R5”, mas deverá ficar acima dos 100 mil euros.