Salão de Paris. As novidades na “Cidade Luz”

| Revista ACP

A 90ª edição do Salão de Paris já arrancou e não faltam novidades dos construtores europeus até aos chineses.

Salao-de-Paris

Realizado entre os dias 14 e 20 de outubro, o Salão Automóvel de Paris, oficialmente designado “Mondial de L’Auto”, é um dos maiores certames europeus do ano dedicados à indústria automóvel.

Ao longo de seis dias por ali vão desfilar algumas das principais novidades da indústria automóvel, com especial destaque para as propostas 100% elétricas.

Seguindo por ordem alfabética, a Alpine leva até Paris dois protótipos: o A390_β Concept e o Alpenglow Hy6 Concept.

O primeiro antecipa um inédito crossover da marca; o segundo mostra o que pode ser um futuro em que o hidrogénio é usado como combustível.

A Audi aproveita o salão parisiense para alargar a sua gama com a chegada do Q6 Sportback e-tron e os chineses da BYD dão a conhecer o Sealion 7, o seu novo SUV-Coupé 100% elétrico.

A “jogar em casa”, a Citroën revela quatro grandes novidades. A primeira é o protótipo que antecipa o futuro C5 Aircross, sendo as outras três as renovações do C4, C4 X e do pequeno Ami. Continuando entre as marcas francesas, a Peugeot tem no E-408 a sua principal novidade.

A Dacia leva até Paris o seu novo Bigster enquanto a Leapmotor traz o B10, outro SUV que, à semelhança do modelo romeno, promete fazer do preço um dos seus principais argumentos.

Já na Renault, o novíssimo 4 E-Tech capta as atenções, mas não está sozinho. No espaço do construtor gaulês marcam presença três protótipos: o Renault 17 Electric Restomod; o Estafette Concept e ainda o Embleme Concept.

Os dois primeiros têm um estilo retro; o último mostra como poderá ser um Renault movido a pilha de combustível a hidrogénio.

Ainda no “universo Renault”, destaque para a sua marca de mobilidade, a Mobilize, que leva até Paris a dupla Duo e Bento, sucessores espirituais do peculiar Twizy.

Por fim, voltando ao Grupo Volkswagen, também a Skoda e a própria Volkswagen têm novidades. Na casa checa trata-se do Elroq, o seu novo SUV 100% elétrico. Já na marca alemã a grande novidade é o Tayron, o sucessor do Tiguan Allspace.

scroll up